Mambinhas entram com pé esquerdo no Cosafa sub-20
A selecção nacional de futebol dos sub-20, os Mambinhas, entrou a perder no torneio regional da Cosafa, que decorre desde a passada quarta-feira, na Zâmbia, diante do Eswatini, por duas bolas sem resposta, em partida da primeira jornada do grupo C.
O combinado treinado por Dário Monteiro aguentou-se até aos 60 minutos, com o nulo a prevalecer, mas já não teve pernas para segurar o empate ou então lutar por uma vitória, já que os swatinis marcaram aos 65 minutos, por intermédio de Lindokuhle Zwane. Quando se esperava que houvesse reacção por parte dos Mambinhas, eis que os vizinhos acabaram dando a machadada final já nos descontos, nomeadamente aos 92 minutos, desta feita por Majahesibili Ndlovu, a sentenciar a derrota e a confirmar a perda de pontos do conjunto moçambicano.
Os Mambinhas entram assim, em falso no torneio regional, depois de terem tido pouco tempo de preparação e não contarem com nenhum jogador a actuar fora de portas. Dário Monteiro esteve, durante algum tempo a gerir a selecção nacional sub-20, mas também empenhado em salvar o Desportivo Maputo de uma possível descida de divisão no Moçambola 2019. Feito alcançado depois de conseguir 10 pontos em quatro jogos.
Agora, Dário Monteiro terá a responsabilidade de salvar o combinado nacional de não de quedar na fase de grupos, quando tiver que defrontar Angola, na segunda jornada, já este sábado, e depois as Ilhas Seychelles, na segunda-feira, para a segunda e terceira jornadas do grupo C.
Ainda para a primeira jornada deste grupo de Moçambique, as Palanquinhas cilindraram as Seychelles por 8-0 e lideram, a par do Eswathini, o grupo.
Nos outros grupos, nomeadamente para o grupo A, Zâmbia e Malawi lideram com três pontos cada um, depois das goleadas impostas a Botswana e Comores, respectivamente por 5-0 e 4-0.
Os vencedores de cada um dos três grupos, mais o segundo melhor de todos os grupos, qualificam-se às meias-finais, que serão disputadas na próxima quinta-feira, antes da final agendada para sábado do dia 12 de Dezembro.
Recorde-se que os Mambinhas já lograram chegar à final desta competição, em 2008, quando na altura perderam diante da África do Sul, por 3-2.
IN O PAIS